Meu roteiro para o CISSP

cissp

Após divulgar o resultado do meu exame, algumas pessoas me perguntaram como foi minha jornada, material, tempo gasto e como passei na primeira tentativa. Então resolvi criar este super-post para tentar ajudar outros candidatos. Apesar de algumas surpresas no caminho que comprometeram bastante meu plano inicial, espero que minha experiência consiga ajudar outros candidatos.


O que é o CISSP?

Basicamente é uma certificação de segurança da informação conceitual e “vendor neutral”, ou seja, mantida por uma instituição independente e não está relacionada com nenhum fabricante em específico.

E o que faz o CISSP ser tão procurado?
  • O conteúdo da prova envolve 8 domínios de segurança da informação. Todos os conceitos são cobertos, desde governança, passando por segurança de redes, tecnologia e desenvolvimento, até mesmo segurança física (portas, cadeados, muros, câmeras e etc).
  • A prova possui 250 questões. Em sua maior parte são questões de cenários, que devem ser concluídos em até 6 horas. Uma verdadeira maratona!!
  • Não basta ser aprovado pela prova. É preciso ter 5 anos de experiência em segurança, além de um CISSP para lhe endossar
  • O exame é aprovado em nível 3 pelo DoD nas categorias técnico (IAT Level III) e gerencial (IAM Level III).

Começando

Buscar este título era um desejo antigo. Algumas vezes comecei a estudar e parei logo no primeiro domínio. O material é pesado, conteúdo extenso e a unica opção disponível de livro didático confiável era o pesado (nos dois sentidos) All-In-One da Shon Harris. Se não tiver em estado de espírito para começar, as responsabilidades naturais da vida (trabalho, família e etc) podem se tornar um convite para desistir.

Porém de um tempo para cá, senti que precisava dar uma “chancelada” na minha carreira, e veio o chamado: percebi que o momento de encarar a maratona havia chegado. Certificações de segurança conceituais, ou “vendor neutral” (CISSP, CISM, SANS, CompTIA e etc) já são uma realidade em lugares como nos EUA e alguns países da Europa por exemplo e aqui no Brasil este cenário começou a se desenhar também. Vejam bem, não acho que certificações fazem profissionais melhores ou piores, mas acredito que são um excelente caminho estruturado de aprendizado com direito a um troféu no final.

Então atendi ao meu chamado. Sabia que dali para frente, minha vida seria viver e respirar CISSP.


O material

Livros

  • CISSP (ISC)2 Certified Information Systems Security Professional Official Study Guide – O livro oficial, super bem escrito e organizado.
  • CISSP Study Guide, Third Edition. O autor (Eric Conrad) é instrutor oficial do bootcamp CISSP do SANS. O seu livro tem uma proposta de ir direto ao ponto.
  • Eleventh Hour CISSP®, Third Edition: Study Guide – Também do Eric Conrad, com uma proposta de ser o super resumo do livro acima.
  • The-Sunflower-CISSP-Cram-Study-Guide-2017: Um resumo do resumo matador (e completo) de 37 páginas. Ideal para aquele desespero do fim de semana de véspera.

Videoaulas


Audiobooks

Basicamente coloquei as aulas acima rolando apenas o áudio no carro e vez ou outra ia escutando no caminho entre a casa e o trabalho.

Simulados

Fiz um total aproximado de 3000 questões dos simulados abaixo:
  • CCCure: Bastante famoso, achei mais próximo da prova. Muitas questões de cenário, com tomada de decisão com mindset de gestor de SI. Achei o mais parecido com a prova. http://cccure.education
  • Simulado do livro oficial e o app da Sybex, pode ser comprado aqui. Achei tanto o site com as questões quanto o app muito parecidos. Quem tem um, tem outro. A vantagem do app é que dá pra fazer questões em qualquer lugar.
  • Simulado do famoso livro All-In-One. Achei que as perguntas vão numa profundidade e nível de detalhamento muito maior do que o exigido pela prova. http://professional.com/sites/CISSPExams/exam.php?id=AccessControl


Planejamento

Essa é um ponto "diferente" da história. Comecei com um planejamento definido, com datas e marcos. Tinha um bootcamp marcado e minha ideia era entrar em sala de aula conhecendo o assunto para debater com o instrutor. Planejei a primeira leitura do livro de modo que encerraria antes do bootcamp. O livro escolhido para começar foi o do Eric Conrad, pois achei que pelo fato do livro oficial por ter mais conteúdo, não daria tempo de terminá-lo antes do bootcamp. Consegui ler o livro do Eric todo antes do simulado e consegui entrar no bootcamp sem estar perdido e poder tirar dúvidas com o instrutor.

Fiz o bootcamp com o lendário Jaime Orts Y Lugo da Teknobank. Foi uma turma do trabalho, fizemos em 5 sábados, cada um com 8 horas. Foi bastante pesado. Apesar do Jaime ter uma excelente didática e dominar o assunto de uma maneira que faz parecer ser fácil, o conteúdo por si só é extenso e pesado. Na maioria dos sábados passamos das 8 horas diárias.
ps: Recomendo fortemente o bootcamp da Teknobank. O custo-beneficio é muito bom e o Jaime realmente conhece o CISSP.

Quando encerramos o bootcamp, iniciei a leitura do livro oficial. Deixei para depois do simulado pois por ser mais longo, não daria tempo de termina-lo antes do bootcamp, conforme disse acima. Apesar do livro oficial oficial ter mais conteúdo, achei mais didático e com uma linguagem mais fácil que do Eric Conrad. Se for para ter um único livro, escolha o oficial da Sybex, escrito pelo Mike Chapple. Em seguida emendei na videoaula da Cybrary.

Durante este os estudos, tive duas situações inesperadas: a primeira foi uma oportunidade de emprego que exigiu bastante da minha dedicação e logo em seguida, um sério problema de saúde. Acredito que pausei os estudos por uns 9 a 10 meses.

Apesar de ter começado com um planejamento definido, estudando aproximadamente 3 horas por dia e com tempo entre o inicio e o fim ter sido de aproximadamente 18 meses, acredito que o tempo útil de estudo foram uns 8 meses. Durante os períodos que estava estudando, me mantive na média de 3 horas diárias.

Estudava, estudava, estudava e nunca achava que estava pronto. Foi ai que em fevereiro de 2018, tomei conhecimento que a prova iria mudar novamente e então percebi que não podia postergar mais. Marquei a prova para uma data próxima a mudança do exame, assim conseguiria mais tempo para estudar. Depois que agendei a prova veio o desespero, achava que não estava preparado. Faltavam um pouco menos de 2 meses.

Utilizei este pouco tempo que faltava para me dedicar exclusivamente a simulados. Fiquei em média 3 horas por dia, incluindo alguns finais de semana fazendo simulados. Fiz todas as questões do site da Sybex, fiz muitas questões do aplicativo, fiz muitas também do CCCure e ais algumas do site do All-in-One. Minhas impressões: as questões do AIO são extremamente aprofundadas em um nível que não será cobrado na prova. O da Sybex é legal, mas muito focado em questões técnicas e conceitos. O do CCCure foi o que achei mais próximo. Questões de cenário que te fazem pensar numa solução para um determinado problema.

Parti então para a prova.


A prova

Enfim chegou o grande dia!!!! Minha prova estava agendada para 10:30, e sabia que seria aproximadamente 250 questões para serem resolvidas em 6 horas. Mas e o formato CAT de 150 questões?? Optei por fazer a prova em português para poder fazer no método clássico e linear. Você sabe que tem que resolver 250 questões em 6 horas e ponto final. Sem surpresas (além do resultado final, claro).

Fiz na Infnet. cheguei com 40 minutos de antecedência. Como sabia que podia fazer pausas, fui preparado com biscoitos. Faltando 5 min, fiz a admissão: foto, assinatura, digitais, sentei na minha posição e comecei.

Basicamente a prova é constituída de questões que te põe para pensar. Não espere muitas questões técnicas ou conceituais, perguntando por exemplo quais os modos do 3DES. Você irá ler um cenário e terá que escolher a melhor resposta. Algumas vezes precisar escolher uma resposta correta entre três erradas, mas em outros casos escolher a melhor resposta dentro quatro corretas.

Uma observação: além do fator CAT, optei pela prova em português pois sabia que poderia virar para inglês. Não gostei da tradução, muita coisa traduzida ao pé da letra. Então fiz a prova toda usando as questões em inglês.

Sobre o conteúdo: tirando algumas questões dos outros domínios, caiu bastante (quase que integralmente): Gestão de Segurança e risco, BCP/DRP e Controle de acesso. Nem o temido assunto Criptografia caiu muito.

Lá para a questão 100, já está ficando cansado. Fiz uma pausa de 5 min e voltei. Nas ultimas 50 questões já estava mentalmente esgotado. E o grande desafio da prova é isso: É uma maratona mental, e você deve estar descansado e bem de estado. Fiz apenas uma pausa, estava ansioso demais e queria chegar logo no final para saber o resultado.

Minhas impressões sobre a prova: vá com o mindset de um gestor ou um tomador de decisões. A maneira mais tecnicamente bonita nem sempre é a melhor reposta. As vezes a melhor resposta é a mais "limpa", ou que a resolve o problema de maneira mais efetiva. E prepare-se para analisar muitos, mas muitos cenários onde não há a resposta correta dentre três erradas, e sim a melhor decisão dentre quatro corretas!

Quando cliquei na ultima questão, aquele delay do processo do resultado e uma mensagem, algo como: "você concluiu o exame, favor retirar o resultado impresso". A tela do computador não te diz se passou ou não. Me dirigi ao balcão, aguardei o resultado e para minha felicidade fui aprovado!

Quando você é aprovado, você não sabe quanto tirou, nem os domínios que se saiu melhor. Você simplesmente é aprovado. Depois recebi um e-mail convidando a iniciar o processo de endorsement e validação da sua experiência.

A impressão que salvou meu dia:
cissp abilio simeão
Após a aprovação você recebe um e-mail convidando para iniciar o processo. Descreve todo o seu background, e para cada experiência, informa em quais dos 8 domínios aquela experiência está relacionada, além do contato do gestor direto (para o caso de ser auditado). Tive algumas experiências que acabei não colocando pois não tinha mais o contato do meu gestor da época.

Meu processo de endorsement durou exatos 31 dias. Ao final, recebi e-mail de boas vindas e um mundo de membro do (ISC)2 se abriu com materiais e webinars de qualidade, acesso às comunidades além da revista eletrônica.


A experiência ajuda?

Sim, e muito! Minha escola é Network Security (Firewalls, IPS, TCP/IP, NAT pra cá, rota pra lá, debugar pcap e etc), então achei que este domínio não seria um problema (e realmente não foi) e não dediquei muito tempo para ele. Dediquei bastante esforço no capitulo de criptografia, o mais temido de todos, além de segurança física, um assunto que apesar de interessante, quase ninguém de Cybersecurity usa no dia a dia. Gestão de segurança e risco era um domínio que me sentia confortável e a minha experiência de developer se fim de semana me ajudou bastante no domínio Application Security. O capítulo de Security Testing também foi mais leve, dado minha experiência com testes de segurança. De resto, não teve jeito.

Estudar, e muito!


Conclusão

Já fiz algumas provas de certificação, mas nada foi tão complexo e pesado. Desde a preparação, a quantidade de material, a dedicação necessária e finalmente a maratona que é a prova. Durante este período eu vivi isso. Lia praticamente todas as noites, escutava audiobooks e podcasts no carro, assistia as vídeo aulas, participava de grupos e tirava cada 10 min que tinha disponível para resolver algumas questões. O esforço e o tempo valeram, consegui passar na primeira tentativa.

As principais dicas que posso dar são:
  • Não decore, entenda.
  • Tente absorver a maior quantidade de informação possível. Misturar fontes de informações de várias mídias (livros, audio, video) me ajudou muito. O fato de viver isso, faz o conteúdo fazer parte da sua vida.
  • Conheça a experiência de outros candidatos, quais materiais usaram, sua rotina de estudos.
  • Tente manter um planejamento, por mais que a vida tente te tirar dele.
  • Não vá para a prova esperando responder decoreba. A prova geralmente é de tomada de decisão.
  • Participe de grupos de estudo (vale WhatsApp e Telegram) e fóruns.
  • Simplesmente marque sua prova.

Bem, é isso. Espero conseguir ajudar outros candidatos compartilhando minha experiência.

Boa sorte e não desista!!!

Comente

Postagem Anterior Próxima Postagem